A primeira fase corresponderia às obras escritas entre 1792 e 1800, ou seja, as primeiras peças publicadas, já em Viena, incluindo, por exemplo, os trios do Opus 1, a Sonata Patética, os dois primeiros Concertos para piano e a Primeira Sinfonia, obras ainda tradicionais, embora já com algum cunho pessoal.
A segunda, correspondente ao período de 1800 a 1814, de plena maturidade, marcado pela surdez e pelas decepções amorosas, é caracterizada por obras como a Sinfonia Heróica, a Sonata ao Luar e os dois últimos Concertos para piano.
A última fase, de 1814 a 1827, já completamente surdo, seria o período das obras monumentais, a par das grandes inovações: a Nona Sinfonia, a Missa Solene e os últimos Quartetos de cordas.
A obra de Beethoven alargou-se a todos os géneros musicais da sua época: compôs uma ópera, Fidelio; música para teatro (destaque para a abertura Egmont); ballet (As Criaturas de Prometeu), oratório (Cristo no Monte das Oliveiras), missas (destacando-se a Missa Solene), variações (notórias as variações de Diabelli). Mas viria a ser universalmente conhecido pelos quatro grandes ciclos dedicados às formas clássicas: as Sonatas, os Concertos, os Quartetos de cordas e as Sinfonias.
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