06 abril 2004

ST. KITTS E NEVIS

A federação de St. Kitts e Nevis (ou S. Cristóvão e Nevis) localiza-se nas Pequenas Antilhas, a leste da República Dominicana.

Trata-se de duas ilhas, de origem vulcânica, de solos férteis, onde se cultiva a cana-de-açúcar. O turismo começa a ganhar importância, em particular na ilha de Nevis.

As ilhas foram avistadas, em 1493, por Colombo, que chamou à mais pequena Nuestra Señora de las Nieves, devido ao seu cone vulcânico coberto de nuvens, a fazer lembrar um pico coberto de neve. A maior ilha (St. Kitts) foi baptizada como São Cristóvão, em honra do santo patrono do próprio Colombo, e também patrono dos viajantes.

A maior ilha, St. Kitts, tem a forma de um girino, com a capital, Bassetere, na costa sudeste, perto da cauda. Está separada de Nevis por um canal de 3 km (The Narrows). O território tem uma superfície de 260 km2, dispondo de cerca de 45 000 habitantes.

Em 1623, St. Kitts foi a primeira ilha das Caraíbas a ser colonizada pelos ingleses. Em 1626, ingleses e franceses provocaram um massacre da população indígena. A sua localização estratégica e importância da indústria açucareira fizeram com que fosse disputado entre franceses e ingleses até 1783, altura em que passou a ser colónia britânica. Viria a tornar-se independente em 1985.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ASSINATURA…

Possivelmente, alguns o saberiam… Eventualmente, outros o “suspeitariam” (?)… A “assinatura” que utilizei nas “entradas” deste “blogue” (L...