01 abril 2004

JAMAICA

A Jamaica é a terceira maior ilha das Caraíbas. Localiza-se cerca de 1000 km a sul da Florida, 160 km a sudoeste do Haiti e 145 km a sul de Cuba.

Cristóvão Colombo aportou em Discovery Bay, na costa norte, a 4 de Maio de 1494, na sua segunda viagem ao Novo Mundo, descrevendo-a como a “mais bela ilha que os olhos jamais viram”. Na época, chamava-se Xaymaca (“Terra da Madeira e da Água”), nome dado pelos índios que a habitavam.

O primeiro povoado espanhol foi fundado na costa norte em 1510, tornando os índios escravos. Os ingleses tomaram a Jamaica à Espanha em 1655, tornando a ilha no maior produtor mundial de açúcar, recorrendo a milhares de escravos da África ocidental, que apenas em 1834 alcançariam a liberdade. A Jamaica viria a ser a primeira colónia britânica das Caraíbas a alcançar a independência, em 1962.

A capital localiza-se em Kingston. O país tem uma superfície de 10 990 km2, dispondo de uma população de cerca de 2 500 000 habitantes.

É uma ilha montanhosa, com o ponto mais alto do país, Blue Mountain Peak, a 2256 m de altitude.

É mundialmente famosa a música popular jamaicana, o “reggae”, de influência indígena e afro-americana.

A nível económico, destaca-se o turismo, a agricultura, a pesca, a produção de café e a extracção de bauxite.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ASSINATURA…

Possivelmente, alguns o saberiam… Eventualmente, outros o “suspeitariam” (?)… A “assinatura” que utilizei nas “entradas” deste “blogue” (L...