11 janeiro 2004

HOMENAGENS A VASCO DA GAMA

Duas das homenagens ao navegador, que perduram até hoje, tendo comemorado o seu centenário em 1998, são o Aquário Vasco da Gama, em Lisboa e o Clube de Regatas Vasco da Gama, do Brasil (clube dos descendentes lusos no Rio de Janeiro).

O Aquário Vasco da Gama nasceu graças à paixão de D. Carlos I pelo mar, que tinha por objectivo a divulgação da fauna aquática. Conforme noticiava o Diário de Notícias de 22 de Maio de 1898: "A direcção do Aquário Vasco da Gama, em Algés, resolveu franqueal-o ao publico ainda hoje, apesar de não estar concluido. A visita será do meio dia às 6 da tarde. O aquário fecha amanhã, e depois de completamente concluida a sua installação, ficará então aberto diariamente ao publico".

vasco_escudoO Clube de Regatas Vasco da Gama constitui-se numa das maiores marcas da colonização portuguesa no Brasil. O clube nasceu para o remo, a grande paixão no final do século XIX. O primeiro título (estadual) no remo surgiria em 1905. O futebol apenas teria início no clube em 1915, na sequência da fusão de três clubes da colónia portuguesa: o Lusitano Futebol Clube, o Centro Esportivo Português e o Lusitânia Esporte Clube. Até então praticado por jovens de classe média, o Vasco levantaria grande polémica, ao apresentar uma equipa de negros e mulatos; tornar-se-ia num clube popular, ganhando a simpatia das camadas mais pobres da sociedade.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ASSINATURA…

Possivelmente, alguns o saberiam… Eventualmente, outros o “suspeitariam” (?)… A “assinatura” que utilizei nas “entradas” deste “blogue” (L...