07 janeiro 2004

A VIAGEM DE VASCO DA GAMA (II)

A armada passou pelas Canárias (15 e 16 de Julho), tendo feito escala na ilha de Santiago (em 27 de Julho), iniciando, a 3 de Agosto, uma larga volta pelo Atlântico Sul, aproveitando o regime dos ventos (uma vez que os seus panos redondos ou quadrangulares não lhe permitiam navegar à bolina, como as caravelas de velas latinas ou triangulares).

Depois de deixar a África, dirigiu-se numa rota para sudoeste, quase até às proximidades da costa brasileira, de forma a poder navegar com ventos de sueste do lado esquerdo. Seguiu sempre para sul, talvez até uma latitude de cerca de 20º Sul, rumando então para oriente, visando dobrar o cabo da Boa Esperança.

A 4 de Novembro, atingiu a África do Sul e, quatro dias depois, chegou à Angra de Santa Helena onde fez escala. Viria a dobrar o Cabo da Boa Esperança em 22 de Novembro. Na Baía de S. Brás, seria incendiado o navio de apoio.

No dia 20 de Dezembro de 1497, Vasco da Gama ultrapassou o rio do Infante, limite da viagem realizada em 1488 por Bartolomeu Dias, começando então a navegar por águas desconhecidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ASSINATURA…

Possivelmente, alguns o saberiam… Eventualmente, outros o “suspeitariam” (?)… A “assinatura” que utilizei nas “entradas” deste “blogue” (L...